Grupo liderado por maestro Ricardo Ramalho superou representantes de todo o país e garantiu primeiro lugar geral na final em Amparo
A Orquestra Popular de Ilhabela (OPI) sagrou-se campeã brasileira no Campeonato Nacional de Bandas e Fanfarras 2025, realizado no último domingo (6), em Amparo, no interior de São Paulo. Com 258,30 pontos, a OPI não apenas venceu na modalidade Concerto, como também liderou a classificação geral da competição.
Sob regência do maestro Ricardo Ramalho, o grupo de 20 músicos superou representantes renomados, como o Marista Pio XII (PR), Lira de Bragança e Projeto Lia Maria Aguiar (Campos do Jordão).
A vitória nacional veio após a conquista do título paulista em setembro de 2024, na categoria Big Band Sênior, o que garantiu à orquestra a vaga na etapa final. Para o maestro Ricardo, a conquista representa o reconhecimento de um trabalho coletivo. Ele agradeceu à Fundaci, ao prefeito Toninho Colucci e aos músicos da OPI pelo apoio e dedicação.
Segundo Jefferson de Jesus, secretário executivo da Fundaci, a reformulação no processo de ingresso dos músicos foi essencial para elevar o nível técnico da orquestra. “Implantamos audições com banca avaliadora, e o resultado está aí: campeões estaduais e agora nacionais”, destacou.
O prefeito Toninho Colucci celebrou o resultado. “É uma vitória que reforça o papel transformador da cultura e enche nossa cidade de orgulho. Ilhabela está em festa”, afirmou.