Edital deve ser publicado nesta quarta-feira (18) após crise no terminal urbano; passageiros ficaram sem estrutura após fechamento do espaço.
Usuários do transporte público em Ubatuba enfrentaram caos nesta terça-feira (17) após o fechamento do terminal urbano, localizado no centro da cidade. Passageiros foram obrigados a aguardar os ônibus em pontos improvisados, debaixo de sol, enquanto os veículos estacionavam no meio da rua, sem qualquer estrutura.
O fechamento, sem aviso prévio, foi consequência de uma ação de reintegração de posse movida pelo proprietário do imóvel. Segundo a Prefeitura, a administração do terminal era de responsabilidade da empresa SOU Ubatuba, que opera na cidade por meio de contrato emergencial firmado em julho de 2024, após a saída da antiga operadora, Verde Bus.
Diante da repercussão e dos transtornos, a Prefeitura realizou uma reunião emergencial com o proprietário do imóvel e anunciou a reabertura provisória do terminal por mais 60 dias. O local, que havia sido fechado na noite anterior, voltou a operar na tarde de terça-feira.
A administração também informou que o processo de licitação para contratação definitiva de uma nova empresa de transporte será publicado nesta quarta-feira, 18 de junho. A medida busca resolver a situação antes do encerramento do contrato emergencial com a SOU Ubatuba, previsto para 31 de julho.
A Câmara Municipal, aprovou o projeto que autoriza o subsídio necessário para viabilizar a licitação.
Em nota, o Legislativo destacou que já havia alertado o Executivo desde o início do ano sobre a necessidade de antecipar o processo.
“Os vereadores destacaram por diversas vezes que a ausência de um cronograma de licitação definitiva poderia resultar no quadro de emergência que hoje vivenciamos”, diz o comunicado da Câmara.
O Legislativo reforçou ainda que seguirá cobrando transparência, cronogramas claros e soluções rápidas para garantir um transporte público digno e contínuo aos moradores.
A Prefeitura confirmou que, enquanto prepara um novo espaço para embarque e desembarque em outro local afastado cerca de 1km, na mesma rua e mais afastado do centro.