Ação denominada Operação Alícia cumpriu mandados em cinco cidades brasileiras e resultou em prisões também na Espanha.
A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (10), uma operação em Ubatuba e em outras cidades do país contra uma organização criminosa investigada por tráfico internacional de pessoas, batizada de Operação Alícia. Segundo a corporação, o grupo é acusado de aliciar mulheres no Brasil, providenciar o transporte aéreo para o exterior e, já na Espanha, submetê-las a ameaças e condições degradantes para fins de exploração sexual.
A estimativa é de que a organização tenha obtido cerca de R$ 40 milhões com a atividade criminosa. Ao todo, foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão e quatro mandados de prisão, expedidos pela 2ª Vara Criminal Federal de São Paulo. No Brasil, as ordens judiciais foram executadas em São Paulo, São Pedro, Jundiaí e Ubatuba, no estado de São Paulo, além de Rio das Ostras, no Rio de Janeiro.
A Polícia Federal informou que, com apoio da Interpol, outras duas prisões foram realizadas na cidade de Álava, na Espanha. A investigação contou com a cooperação da Polícia Nacional espanhola, por meio do Centro Especializado de Combate ao Tráfico de Pessoas e ao Contrabando de Migrantes da Ameripol.
Até o momento, quatro pessoas foram presas no Brasil, além das detenções efetuadas em território espanhol. As apurações continuam para identificar eventuais novos envolvidos e detalhar a estrutura e o alcance da atuação do grupo.