COMPARTILHE COM:
Search

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Início » Cidades » Litoral Norte » Ubatuba » UBATUBA: NOVOS FLAGRANTES DE MOTOS AQUÁTICAS IRREGULARES NA ENSEADA ACENDEM ALERTA
Anuncie Conosco

UBATUBA: NOVOS FLAGRANTES DE MOTOS AQUÁTICAS IRREGULARES NA ENSEADA ACENDEM ALERTA

Registros mostram manobras em área de banho, locação clandestina e presença de menores na condução dos veículos.

Neste sábado (6), novos flagrantes de uso irregular de motos aquáticas na Praia da Enseada, em Ubatuba, voltaram a expor a falta de controle sobre a operação desses equipamentos no município. Moradores e frequentadores registraram condutores avançando sobre a área destinada ao banho, desrespeitando a linha de bóias, manobrando a poucos metros da faixa de areia e permitindo que adolescentes e crianças pilotassem as motos.

Os episódios se somam a denúncias que vêm sendo feitas nas últimas semanas sobre o avanço do aluguel clandestino desses veículos em diferentes pontos da cidade. Imagens anteriores já haviam mostrado situações de risco, incluindo queda de ocupantes após aceleração brusca. Embora não haja registro de feridos, os casos evidenciam o perigo para banhistas, especialmente em períodos de maior movimento.

Desde 2019, a locação comercial de motos aquáticas é proibida em Ubatuba, com a revogação de todas as permissões pela Lei Municipal 4.233. Pela norma, cabe à Prefeitura coibir o comércio irregular na orla, enquanto a fiscalização de condutores sem habilitação é atribuição da Capitania dos Portos de São Sebastião, ligada à Marinha do Brasil. Apesar disso, anúncios em redes sociais e panfletos continuam oferecendo passeios pagos em praias como Perequê-Mirim, Lázaro, Enseada, Santa Rita, Itaguá e Fortaleza.

Diante das irregularidades, oito entidades do município protocolaram um pedido de força-tarefa por terra e mar para conter a prática. O documento cobra a apreensão dos equipamentos utilizados de forma ilegal, a autuação dos responsáveis pelos anúncios e a adoção de um plano permanente de fiscalização para a temporada de verão.

Na semana passada, representantes de diferentes áreas da Prefeitura de Ubatuba se reuniram com a Capitania dos Portos de São Sebastião para discutir um plano emergencial de ordenamento e fiscalização do turismo náutico.

A reportagem questionou a Marinha do Brasil sobre as ações previstas para a temporada e aguarda retorno.

Anuncie Conosco