Grande ABC

São Paulo

Litoral Norte

Alto Tietê

Rádio Tour

Rádio Tour

Brasíliaem breve

Interiorem breve

Vale do Paraíbaem breve

COMPARTILHE COM:
Search

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Início » Cidades » UBATUBA: CRESCE PRESENÇA DE MORADORES DE RUA E GERA ALERTA EM ÁREAS TURÍSTICAS
Anuncie Conosco

UBATUBA: CRESCE PRESENÇA DE MORADORES DE RUA E GERA ALERTA EM ÁREAS TURÍSTICAS

Comerciantes relatam abordagens agressivas; SSP aponta queda nos roubos e Câmara articula ações legislativas

A crescente presença de moradores de rua e andarilhos em pontos turísticos como o Centro, Itaguá, Praia Grande e Perequê-Açu tem provocado apreensão entre comerciantes, moradores e turistas. Relatos incluem abordagens insistentes, uso de animais para sensibilizar passantes e até ameaças verbais quando pedidos são negados.

Um dos casos mais graves ocorreu na Rua Tomás Galhardo, onde uma idosa foi perseguida por um homem em surto. Ela buscou abrigo na delegacia. Próximo à rodoviária, grupos permanecem em papelões e, segundo testemunhas, um deles chegou a usar um pombo como “pet” para provocar comoção.

A Secretaria da Segurança Pública do Estado informou que os roubos na cidade caíram 51,5% entre janeiro e abril. No mesmo período, 290 pessoas foram presas e 30 armas retiradas de circulação. Segundo a SSP, ações estratégicas e apoio a políticas sociais têm sido mantidos.

A Prefeitura de Ubatuba afirma que mantém atuação conjunta das secretarias de Saúde e Assistência Social. Destacou a atuação dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS I e AD), que atendem inclusive por demanda espontânea, além do CREAS. Está em estudo a criação de um Consultório na Rua e o reforço de ações extramuros nos pontos críticos.

A Associação Comercial (ACIU) confirmou as queixas e relatou tratativas com a gestão municipal, que negocia a reativação de uma casa de passagem.

A Câmara Municipal também se posicionou. O presidente Gady Gonzalez articula um projeto de lei para criar um sistema integrado de apoio à população de rua. A vice-presidente Jaque Dutra solicitou informações oficiais sobre a Casa de Passagem, sua interrupção e medidas adotadas. O vereador Sandro Anderle protocolou pedido de dados atualizados e ações previstas. Segundo nota da Casa, as ações demonstram o compromisso com a fiscalização e a formulação de políticas públicas.

A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social não respondeu até o fechamento desta edição, mas segue com espaço aberto.

Anuncie Conosco