COMPARTILHE COM:
Search

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Início » Cidades » Alto Tiete » Suzano » SUZANO: DEFESA CIVIL E EQUIPES DE MANUTENÇÃO ATUAM PARA CONTER IMPACTOS CAUSADOS PELAS FORTES CHUVAS
Anuncie Conosco

SUZANO: DEFESA CIVIL E EQUIPES DE MANUTENÇÃO ATUAM PARA CONTER IMPACTOS CAUSADOS PELAS FORTES CHUVAS

A Prefeitura de Suzano atuou para conter os impactos causados pelas fortes chuvas registradas na tarde desta quarta-feira (28/01) na cidade. As equipes fizeram o monitoramento dos principais pontos de alagamento, diante da precipitação de 115 milímetros em 60 minutos, entre aproximadamente 15 e 16 horas.

Houve atenção especial para as condições da região central, no Jardim Revista, no Jardim Monte Cristo, no Jardim Maitê, na Vila Urupês, nas proximidades do Cemitério São Sebastião, no Sítio São José e na avenida Vereador João Batista Fittipaldi, no Parque Maria Helena.

A mobilização, durante e após as chuvas, foi no setor do trânsito, manutenção e zeladoria dos bairros, inclusive com a operação “Cata-Treco” e com os trabalhos do Fundo Social de Solidariedade e da Secretaria Municipa,l de Assistência Social.

O prefeito Pedro Ishi reforçou a atenção total que foi dada para esta ocorrência. “Mobilizamos um grupo de gestores que tinham a capacidade de tomar decisões para manter a cidade vigilante diante tudo que estava acontecendo, informando a população e recebendo os chamados pelos nossos canais de comunicação. Garantimos o suporte durante a ocorrência das chuvas, e fortalecemos nossa conduta após o evento. Estamos à disposição da população para garantir toda a ajuda que for necessária”, frisou o chefe do Executivo Poder municipal.

Apesar da força-tarefa emergencial, os serviços de zeladoria e a operação “Cata-Treco” são realizados ao longo de todo o ano, com o objetivo de manter a cidade limpa e bem cuidada. As ações incluem a limpeza de rios, valas e bueiros, fundamentais para o escoamento das águas pluviais. Somente em 2025, foram retiradas 1.691 toneladas de resíduos, além da limpeza de 106 quilômetros da rede de drenagem.

Paralelamente à limpeza dos sistemas diretamente ligados à água da chuva, as equipes atuam na eliminação dos chamados pontos viciados, que são locais onde o lixo é descartado de forma irregular. Esses resíduos acabam sendo levados pela chuva e provocam a obstrução de bueiros. No ano passado, foram retiradas 4.871 toneladas desses pontos, número quase três vezes maior do que o volume removido de valas, rios e bueiros somados.

Anuncie Conosco