Suzano recebeu neste sábado (13/09) a visita do embaixador do Japão no Brasil, Teiji Hayashi, que se tornou histórica por ter sido a primeira vez que o mais importante representante diplomático do país chega ao município.
A vinda foi marcada por um encontro com o prefeito Pedro Ishi e o ex-prefeito, Rodrigo Ashiuchi, no Paço Municipal, assim como pela participação na programação especial, organizada pela Associação Cultural Suzanense – Bunkyo.
Diversas autoridades municipais e regionais também participaram do encontro, que celebra a parceria que Suzano estabeleceu ao longo de 76 anos como cidade com a cultura oriental, pela presença de inúmeros imigrantes e também pela chegada de investimentos no setor industrial, comércio e serviços, além dos laços que permitiram intercâmbio de alunos para bolsas de estudo e para a prática de atividades esportivas. O prefeito Pedro Ishi falou com a Guardiã da Notícia e comentou a importância desta visita.
Como exemplo da força desta influência, o município celebrou, em 2022, o Centenário da Imigração Japonesa em Suzano e também o Cinquentenário da Irmandade com a cidade de Komatsu, que incluiu a troca de obras de arte e materiais artísticos e culturais entre os municípios. Não à toa, Suzano foi escolhida para sediar, em 1975, a primeira fábrica do grupo Komatsu fora do Japão.