Equipes da Prefeitura de Suzano retiraram 79 toneladas de resíduos das ruas após a forte chuva registrada no município durante a tarde desta quarta-feira (28/01).
O trabalho se concentrou na região central da cidade, especialmente no entorno da Marginal da Una, incluindo os bairros Vila Figueira, Vila Mazza e Vila Amorim. Nestes pontos, foi registrado um volume de precipitação de 115 milímetros em menos de 60 minutos, entre 15 e 16 horas.
O prefeito Pedro Ishi circulou pela cidade para verificar as condições das vias atingidas e vistoriar as ações de limpeza que passaram a ser reforçadas na tarde e noite da quarta, que se estenderam pela manhã desta quinta-feira (29/01), a partir da utilização de caminhões dos tipos pipa, carroceria, basculante e traçado, auxiliados por pá carregadeira, que foram imediatamente deslocados, por exemplo, para a sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), na Vila Mazza, e para o Cemitério Municipal São Sebastião, no Sítio São José.
“Estivemos inteiramente mobilizados para tomar as providências que eram necessárias de forma rápida e eficaz, conforme aconteceu. Ficamos nas ruas até tarde da noite para reforçar a limpeza e deslocar nossas equipes até os locais que mais demandavam as intervenções, conversando com as famílias que precisavam do nosso apoio”, disse o chefe do Poder Executivo municipal.
A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, com apoio do Fundo Social de Solidariedade, viabilizou uma estrutura de apoio na rua Felício de Camargo, no centro, com capacidade de atender até 40 pessoas. O espaço, que já está acolhendo uma mãe e quatro filhos do Jardim Maitê, ainda se mantém aberto para acomodar os munícipes com dormitório, banheiros, refeitório, brinquedoteca, lugar para pets e ambiente coletivo de convivência.
A Defesa Civil intensificou o monitoramento das áreas de risco e manteve contato com os munícipes por meio dos canais de comunicação, incluindo o telefone 199.
