A USP e a FGV, em parceria com a Prefeitura de São Paulo, estão testando um aplicativo do programa Bike SP, que recompensa ciclistas com créditos no Bilhete Único por trajeto percorrido.
O sistema, desenvolvido pelo Instituto de Matemática e Estatística da USP (IME-USP), está em fase de testes e deve ser ampliado em agosto com até mil voluntários. As inscrições vão até 30 de junho.
O objetivo é incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte, transformando quilômetros pedalados em benefícios financeiros e integrando o modal ao transporte público.
O aplicativo registra os trajetos feitos, e os usuários recebem créditos proporcionais às duas primeiras viagens do dia, com distâncias entre 1 e 8 km.
Além do incentivo, o app permitirá mapear os trajetos mais usados e ajudar no planejamento de infraestrutura cicloviária.
A pesquisa também busca definir o valor ideal por quilômetro e identificar os perfis sociais a serem priorizados. Atualmente, menos de 2% das viagens na cidade são feitas de bicicleta.