O Dia Nacional de Prevenção de Quedas em Idosos, foi comemorado na última terça-feira (24), a Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo destacou a realização de 169.186 ações preventivas em 2024 por meio da Rede de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa (Raspi).
As ações são promovidas nas 479 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e 13 Unidades de Referência à Saúde do Idoso (Ursi), com o objetivo de garantir um envelhecimento saudável e com autonomia.
As quedas são uma das principais causas de perda funcional e mortalidade em idosos. Segundo dados da Vigilância em Saúde, mais de 53 mil quedas foram registradas na capital nos últimos quatro anos. Só em 2024, foram 13.792 casos até o fim de abril.
Entre as estratégias adotadas estão a Avaliação Multidimensional da Pessoa Idosa (Ampi-AB), grupos de mobilidade e programas específicos como o Acompanhante de Idosos (PAI), voltados a casos de maior vulnerabilidade.
Na UBS Jardim Vera Cruz, em Perdizes, mais de 2 mil idosos são atendidos com atividades físicas, rodas de conversa e acompanhamento personalizado. A terapeuta ocupacional Suhaila Harati destaca que o foco é promover autonomia e criar vínculos afetivos.
Além de fatores físicos e de saúde, os riscos de quedas também envolvem aspectos ambientais, como pisos escorregadios e iluminação inadequada. A rede municipal oferece acompanhamento clínico e tratamento multiprofissional para idosos com maior risco de quedas.
Mais informações e localização de serviços podem ser encontradas no site Busca Saúde:
http://buscasaude.prefeitura.sp.gov.br