Nesta quinta-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, serão lançadas diversas ações voltadas à sustentabilidade em São Paulo, tanto pela administração municipal quanto pelo governo estadual.
A prefeitura anunciará o Pacote Verde, com destaque para o plantio simultâneo de mais de 1.200 mudas em parques municipais, a criação de duas novas Unidades de Conservação e o edital do Inventário Municipal Arbóreo, que mapeará as árvores das ruas.
Essas iniciativas integram o Junho Verde, mês de conscientização ambiental que contará com atividades públicas como trilhas, oficinas, aulas e distribuição de mudas.
À noite, pontos icônicos da cidade, como o Viaduto do Chá e a Ponte Estaiada, serão iluminados de verde em alusão à preservação ambiental.
Já o governo do Estado, representado pelo governador Tarcísio de Freitas, lançará no Parque Villa-Lobos o Programa Estadual de Educação Ambiental (PROEEA), o Plano Estadual de Adaptação e Resiliência Climática (PEARC) e o Programa de Refaunação. Também serão assinados acordos e decretos, com destaque para o lançamento da fase vermelha da Operação São Paulo sem Fogo e o Summit Agenda SP+Verde, evento preparatório para a COP em parceria com a Prefeitura e a USP.