A primeira semana do inverno começou com temperaturas rigorosas na capital paulista.
A combinação de ventos gelados, céu nublado e garoa constante tem feito com que a sensação térmica fique ainda mais baixa do que os termômetros indicam.
Na madrugada de quarta-feira (24), a sensação térmica próxima dos 5 °C, mesmo com os termômetros marcando cerca de 9 °C. A frente fria que avançou pelo estado trouxe um clima típico dos invernos mais severos, e os moradores estão sentindo na pele.
“Está mais frio que nos anos anteriores. 2025 tá muito frio”, comenta Ana Beatriz Lopes, moradora da Vila Mariana. “Mesmo com três blusas, ainda sinto frio dentro de casa”, completa.
Segundo Michael Pantera, meteorologista do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), essa onda de frio é resultado de uma massa de ar polar que chegou ao Sudeste nos últimos dias.
“As temperaturas devem continuar baixas ao longo da semana, com mínimas podendo atingir até 6 °C nas madrugadas. A sensação térmica pode ser ainda menor, especialmente nas áreas mais afastadas do centro”, explicou o meteorologista.
Com a queda das temperaturas, aumentou também a procura por roupas de inverno, cobertores e bebidas quentes. A prefeitura de São Paulo intensificou as ações emergenciais de acolhimento para atender a população em situação de rua, a mais vulnerável nesses períodos de frio extremo.