Sistema do Ministério da Saúde permitirá gestão mais eficiente e segura em 21 farmácias da cidade.
A Prefeitura de São Sebastião concluiu a inclusão da rede municipal no sistema Hórus, plataforma do Ministério da Saúde voltada à gestão da assistência farmacêutica no SUS. A implantação abrange 21 farmácias públicas, sendo 16 unidades de atenção básica, três do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e duas que funcionam 24 horas, na região central e na Costa Sul.
Segundo o farmacêutico Jônatas Eduardo Nascimento, coordenador de farmácias da Fundação de Saúde Pública (FSPSS), o sistema oferece controle mais preciso de estoques e maior segurança na dispensação. “Conseguimos acompanhar desde a central de abastecimento até todas as farmácias do município. Essa integração melhora o aproveitamento dos recursos e permite abastecimento mais eficaz”, explicou.
O Hórus também está integrado ao prontuário eletrônico (PEC), possibilitando acompanhar prescrições médicas e tratamentos em andamento. Nesta primeira fase, o município iniciou o registro dos medicamentos controlados, que exigem receita especial. A expectativa é incluir até o fim do ano todos os cerca de 250 itens distribuídos nas farmácias municipais.
A secretária de Saúde, Laysa Pires, comemorou a conquista. “É resultado de um trabalho em equipe, que busca oferecer mais praticidade e qualidade no atendimento à população”, afirmou.