Espaço cultural retoma atividades com exposição de Rubem Duailibi e programação voltada à arte, sustentabilidade e inclusão
O Instituto Mpumalanga – Cultura, Tecnologia e Meio Ambiente reabre nesta terça-feira (14/10), às 19h, o ponto de cultura Casa Brasileira, localizado na Rua da Praia, no Centro de São Sebastião. O espaço, instalado em um casarão histórico, havia sido destruído por um incêndio em 24 de outubro do ano passado.
Na ocasião, o fogo também atingiu o café e o restaurante que funcionavam no térreo do prédio — este último já foi reaberto. Agora, o instituto celebra a retomada das atividades com a inauguração da exposição “A Arte em Movimento”, que reúne telas do artista Rubem Duailibi, e com o lançamento da nova programação cultural da instituição.
De acordo com a direção, a Casa Brasileira continuará atuando como Ponto de Cultura do Instituto Mpumalanga, promovendo ações voltadas à educação, fomento cultural, incentivo à leitura, formação de público, diversidade, inclusão e turismo patrimonial. O espaço também mantém o compromisso com o meio ambiente, por meio da meta “Lixo Zero”, alinhada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
As atividades culturais são gratuitas, com contribuições voluntárias, e realizadas com recursos do Fomento Cult SP/ProAC, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, e da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), do Ministério da Cultura.