COMPARTILHE COM:
Search

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Início » Cidades » Litoral Norte » São Sebastião » SÃO SEBASTIÃO: CURSO DA POLÍCIA MUNICIPAL TREINA “TROPA DE CHOQUE” EM MÓDULO DE CONTROLE DE DISTÚRBIOS

SÃO SEBASTIÃO: CURSO DA POLÍCIA MUNICIPAL TREINA “TROPA DE CHOQUE” EM MÓDULO DE CONTROLE DE DISTÚRBIOS

Formação da 4ª turma reúne 18 aspirantes; grade tem 476 horas e formatura está prevista para março

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Segurança Urbana, deu continuidade nesta semana ao Curso de Formação da 4ª turma da Polícia Municipal com a realização do módulo de Controle de Distúrbios Civis (CDC), voltado à atuação técnica e segura em situações de crise e de manutenção da ordem pública.

Ao todo, 18 aspirantes participam do curso, que soma 476 horas de carga horária, em conformidade com diretrizes da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). A formatura da turma está prevista para março.

A instrução foi ministrada pela guarda civil municipal de São José dos Campos, Sara Coupé, com foco em técnicas, protocolos e estratégias operacionais para ocorrências que exigem controle de multidões e intervenções especializadas, dentro dos princípios de legalidade, proporcionalidade e preservação da integridade física.

O comandante da Polícia Municipal, André Maciel, destacou a importância da qualificação. “A preparação técnica é fundamental para que nossos futuros policiais atuem com segurança, equilíbrio e responsabilidade. O treinamento em Controle de Distúrbios Civis é uma ferramenta essencial para garantir que a atuação ocorra dentro da legalidade, com uso proporcional da força e, principalmente, com a preservação de vidas”, afirmou.

O Curso de Formação da 4ª turma começou em 17 de novembro e é uma das etapas finais para a efetivação dos novos integrantes. Durante a preparação, os aspirantes recebem conteúdos técnicos e operacionais, além de rotinas administrativas e disciplinares.

A grade também inclui treinamentos como manejo de armas, procedimentos de resgate e primeiros socorros, entre outras práticas para atuação em campo. Segundo a administração municipal, a capacitação integra o reforço das ações de fortalecimento da segurança pública e da formação de profissionais alinhados às demandas da população.