Ação facilita a regularização de refugiados e imigrantes em situação de vulnerabilidade.
A Polícia Federal iniciou, na sexta-feira (28/2), a 13ª fase da Operação Horizonte, que tem o objetivo de agilizar o atendimento de refugiados, solicitantes de refúgio e migrantes em situação de vulnerabilidade. Nos últimos três anos, a iniciativa atendeu mais de 25 mil pessoas.
A operação é coordenada pela PF, CIC do Imigrante, OIM e ACNUR, com apoio de 23 instituições do terceiro setor, oferecendo atendimento gratuito. A ação não interfere no sistema regular de agendamentos da PF, mas funciona como um complemento ao serviço já prestado.
Entre os serviços oferecidos estão solicitação e renovação de refúgio, emissão de segunda via de CRNM, autorização e prorrogação de residência, além de acolhida humanitária para nacionais do Haiti, Senegal, República Dominicana, Afeganistão e Ucrânia. Também são realizados registros de visto para nacionais da CPLP e autorizações de residência por reunião familiar ou para pessoas em cumprimento de pena ou liberdade provisória.
O atendimento ocorre no CIC do Imigrante, na Rua Barra Funda, 1.020, Santa Cecília. Informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3115-2048 ou pelo e-mail cicdoimigrante@gmail.com.