Faltam apenas dois dias para o fim do prazo de entrega do relatório Cancro/Greening. A Defesa Agropecuária, órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, reforça que os produtores de citros devem enviar o documento até quinta-feira, dia 15 de janeiro de 2026.
O relatório deve ser encaminhado pelo sistema GEDAVE e precisa conter os resultados das vistorias trimestrais para cancro cítrico e HLB/Greening, realizadas entre 1º de julho e 31 de dezembro de 2025, em todas as plantas cítricas da propriedade.
Segundo a Defesa Agropecuária, a entrega com dados reais é fundamental para mapear a incidência das pragas, orientar ações de defesa fitossanitária e embasar políticas públicas. A engenheira agrônoma Veridiana Zocoler, gerente do Programa Estadual de Sanidade dos Citros, destaca que as informações garantem a sustentabilidade sanitária do agronegócio paulista.
A Portaria MAPA nº 1.326, de julho de 2025, instituiu o Programa Nacional de Prevenção e Controle do HLB. Em São Paulo, seguem em vigor as regras da Resolução SAA 88, que determina a eliminação de plantas sintomáticas em pomares com até oito anos e o controle do psilídeo em todas as áreas, independentemente da idade das plantas.
A entrega do relatório é obrigatória para todos os produtores no estado. O atraso ou a não apresentação do documento pode gerar sanções previstas no Decreto Estadual nº 45.211, de setembro de 2000.
A notícia que foi ao ar ao vivo na AM 560 e Ouçam breve, na FM 82,3, por Gustavo Cópia
