Foi realizado nesta quinta-feira (2), em São Paulo, o lançamento oficial da Taça das Favelas Brasil 2025, a maior competição de futebol entre comunidades do país. Este ano, 15 estados estarão representados nas categorias masculina e feminina, reforçando o torneio como um dos principais símbolos de inclusão e transformação social pelo esporte.
Idealizada pela Central Única das Favelas (CUFA), a competição já revelou grandes nomes do futebol brasileiro, como Patrick de Paula, com passagens por clubes como Palmeiras e Botafogo. Muito mais que revelar talentos, a iniciativa busca formar cidadãos, ampliando horizontes e criando oportunidades.
Durante o lançamento, o coordenador da CUFA na Bahia, Marcos Portela, destacou que o torneio vai muito além da formação de atletas e proporciona felicidade a meninos e meninas que nunca tiveram a chance de participar de um evento dessa dimensão.
Representando a Paraíba, a atleta Williane reforçou a importância de ser vista e de ter oportunidade, afirmando que o grupo pretende agarrar essa chance com todas as forças para sair campeão.
A disputa começa já nesta sexta-feira (4), com os jogos da fase de grupos. A grande final será realizada no Mercado Livre Arena Pacaembu, em São Paulo, no dia 1º de novembro.