Representantes das sete cidades da região e da Vigilância Estadual participaram de oficina que reforça a importância do planejamento conjunto em saúde pública.
A Prefeitura de São Bernardo, por meio do Departamento de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde, sediou nesta quarta-feira a Oficina Regional das Ações de Vigilância Sanitária no Planejamento Municipal de Saúde. O encontro reuniu representantes dos sete municípios do Grande ABC e da Vigilância Estadual, consolidando São Bernardo como cidade-polo nesta etapa presencial do projeto, que integra a série de mais de 50 oficinas promovidas pelo Centro de Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo (CVS-SP).
O evento teve como objetivo incluir as ações de Vigilância Sanitária nos Planos Municipais de Saúde, instrumentos que norteiam as prioridades de gestão no setor. A oficina contou com a presença de cerca de 120 participantes, entre técnicos, gestores e representantes da saúde pública regional.
O diretor técnico de Saúde e coordenador do Núcleo de Planejamento, Informação e Informática do CVS-SP, Elizeu Diniz, destacou que as oficinas anteriores abordaram temas como risco e gestão de risco, e ressaltou que os debates são fundamentais para qualificar o trabalho dos profissionais da vigilância.
“Essas discussões fortalecem não apenas o papel técnico da Vigilância Sanitária, mas também a integração com os gestores, para que as ações estejam previstas e contempladas nos Planos Municipais de Saúde”, afirmou.
A diretora técnica substituta do Grupo de Vigilância Sanitária (GVS-VII), Loyde Rodrigues Lino Machado, reforçou que a atuação da vigilância está presente em diferentes dimensões do cotidiano.
“Vai desde o pequeno comerciante com um carrinho de cachorro-quente até o grande hospital de alta complexidade. A vigilância atua na prevenção, no controle e no manejo do risco sanitário, protegendo a saúde da população”, pontuou.
A diretora da Divisão de Vigilância Sanitária de São Bernardo, Fabiana Tonieto Paniagua, membro da comissão organizadora, ressaltou a importância da cooperação entre órgãos municipais e estaduais. Ela lembrou da rápida resposta regional aos casos de intoxicação por metanol, recentemente registrados.
“Com diálogo e colaboração entre Vigilância Sanitária, Epidemiológica e Polícia Civil, conseguimos identificar os locais, interditar estabelecimentos e recolher lotes de bebidas contaminadas. Foi uma resposta técnica e coordenada à altura do desafio”, concluiu.
Ao término do encontro, será elaborado um relatório consolidado com as propostas debatidas, que integrará o documento final a ser apresentado à Comissão Intergestores Regional (CIR), ao Centro de Vigilância Sanitária (CVS) e ao Conselho dos Secretários Municipais de Saúde (Cosems).
NOTA DE CONVOCAÇÃO – CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE
O Conselho Municipal de Saúde de São Bernardo do Campo convoca os(as) senhores(as) conselheiros(as) para a 126ª Reunião Extraordinária, a realizar-se no dia 24 de setembro de 2025, às 14h, na Secretaria de Saúde, localizada na Rua João Pessoa, 59 – Centro.
Pauta:
a) Minuta do Termo de Rerratificação SS nº 002/2025 (décimo) ao Termo de Aditamento SS nº 024/2024 (nono), referente ao Termo de Contrato de Gestão SS nº 001/2022, cujo objeto é a repactuação de metas e valores – Período: 1º/1/2025 a 31/7/2025.
Contratada: Fundação do ABC – Complexo de Saúde de São Bernardo do Campo (CSSBC).
Manoel Romero Vieira Lima
Presidente do Conselho Municipal de Saúde
A Guardiã da Notícia – Informação local, referência global.