Na manhã desta quinta-feira (30), Guarulhos se tornou o epicentro de uma operação de grande magnitude, batizada de Operação Publicano, coordenada pela Polícia Civil e pelo Ministério Público. Iniciada às 6 da manhã, a operação resultou em buscas e apreensões em diversos endereços de concursados e servidores públicos, revelando um esquema de corrupção que pode estar por trás de um rombo de impressionantes **bilhões* nos cofres da cidade há anos.
APURAÇÃO JORNALISTA GABRIELLE TRICANICO
A Operação PÚBLICANO é um desdobramento de investigações que, desde 2022, apontam para a existência de 14 mecânicas criminosas que têm comprometido a administração pública e fraude no lançamento de IPTU. Um dos efeitos mais notáveis após a primeira fase da operação, que resultou no afastamento de 40 fiscais. Após o ocorrido foi o aumento na arrecadação do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) com a cessação aparente dos esquemas fraudulentos, a arrecadação praticamente dobrou segundo informações da municipalidade.
De acordo com informações uma coletiva de imprensa está marcada para as 11h no Paço Municipal que promete trazer mais detalhes sobre a Operação Publicano e os próximos passos das investigações.
O espaço segue aberto para nota da Prefeitura de Guarulhos, Polícia Civil e Ministério Público.