A Prefeitura de Mogi das Cruzes reforça a importância da vacinação antirrábica de cães e gatos e orienta a população sobre os riscos da raiva humana.
A doença infecciosa grave é causada por um vírus presente na saliva de mamíferos infectados e pode ser transmitida por mordidas, arranhaduras ou contato da saliva com a pele ferida. A imunização dos animais domésticos anualmente é uma das principais estratégias de prevenção.
Quando uma pessoa sofre mordida por mamífero, deve-se lavar imediatamente o local da agressão com água corrente e sabão, de forma abundante; procurar atendimento de saúde o mais rápido possível em uma unidade de Saúde.
O diretor da Vigilância em Saúde, veterinário Jefferson Leite, acrescenta que a orientação de vacinação antirrábica relacionada aos morcegos refere-se à imunização de cães e gatos e que, em caso de contato ou suspeita de contato de animais domésticos com morcegos ou outros silvestres, deve-se procurar o CCZ ou médico-veterinário particular. “É fundamental não tocar em animais silvestres feridos ou doentes e não alimentá-los em parques e áreas periurbanas”, aponta.
Mais informações pelo telefone (11) 4798-6785 do CCZ.
