A Prefeitura de Mogi das Cruzes iniciou neste mês a segunda fase da revitalização da sinalização viária para ampliar a segurança no trânsito da cidade. Durante todo o ano de 2025 e em janeiro de 2026, foram instaladas 1.432 novas placas e 61.555,76 m² de sinalização horizontal foram implantados ou passaram por manutenção.
O secretário de Mobilidade e Trânsito de Mogi das Cruzes, Felício Kamyiama, falou com exclusividade com a equipe da Guardiã da Notícia sobre estas iniciativas.
Diferentes pontos do município receberam a revitalização, tendo como critério o volume de fluxo de veículos e de pedestres e as condições visuais da sinalização, tanto para as já existentes quanto para as novas, indicando as regras do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) que devem ser seguidas para a segurança de todos.
As sinalizações horizontal e vertical, que incluem placas, faixas de pedestres, linhas de divisão de pistas, áreas de retenção, lombadas e outros dispositivos, são fundamentais para garantir a fluidez, orientar condutores e proteger pedestres, além de valorizarem o visual da cidade.
Nos últimos 12 meses, a pasta também implantou e fez a manutenção de 46 metros de gradis, dispositivos de proteção contínua, instalados em calçadas, canteiros centrais e margens de rodovias para separar o fluxo de pedestres dos veículos, aumentando a segurança em locais de maior risco e orientando de forma física os locais mais seguros para travessias.
O telefone da Secretaria de Mobilidade e Trânsito de Mogi das Cruzes para informações e serviços é o 0800 773 0194.
