O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Mogi das Cruzes intensifica as ações do Programa Municipal de Manejo e Controle de Escorpiões, especialmente em regiões com histórico de elevados índices de infestação. Em função do aumento das temperaturas e das chuvas nos meses mais quentes – que favorece a reprodução desses animais e eleva o risco de acidentes – o município programou um reforço nas intervenções entre os dias 16 e 21 de dezembro, com atividades nos períodos diurno e noturno na rede de águas pluviais dos bairros mais afetados.
O objetivo principal desta fase de trabalho é reduzir a infestação de escorpiões e prevenir acidentes, por meio da aplicação de escorpionicida em trechos abrangentes da rede subterrânea de águas pluviais, considerada um dos principais habitats desses animais em áreas urbanas.
Antes da intervenção química, agentes do CCZ percorrem os imóveis das áreas programadas para entregar aos moradores materiais informativos com orientações essenciais para evitar acidentes dentro das residências. Entre os principais cuidados recomendados estão a vedação de frestas e ralos, o manejo adequado de resíduos, a eliminação de possíveis abrigos e a organização dos ambientes.
Em caso de acidente, a orientação é buscar atendimento imediato no Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo, no Mogilar, referência municipal para avaliação, classificação de risco e administração do soro antiescorpiônico quando necessário.
A população pode notificar ocorrências de escorpiões pela Ouvidoria Municipal, telefone 162.
