A prefeita de Mogi das Cruzes, Mara Bertaiolli, anunciou nesta quinta-feira (18/09) o início das operações do “Smart Mogi”, sistema de monitoramento e identificação facial, que segue o mesmo modelo do Smart Sampa, sistema de monitoramento já em funcionamento na na capital.
São 210 câmeras de reconhecimento facial, espalhadas em pontos estratégicos por todo o município de Mogi das Cruzes, que identificam pessoas procuradas pela Justiça, emitindo um alerta imediato no COI, o Centro de Operações Integradas. Com a confirmação da identidade, uma equipe é enviada ao local para fazer a abordagem. Na últimas semanas, durante o período de teste do novo sistema, já foram feitas 10 capturas de procurado na cidade.
O secretário de segurança de Mogi das Cruzes, Gilberto Ito, explicou que o novo sistema é integrado ao programa Muralha Paulista, permitindo o acesso a banco de dados do Governo do Estado. Além destas câmeras de reconhecimento facial, a cidade conta com mais 448 câmeras de para leitura de placas de veículos irregulares ou roubados, totalizando 658 câmeras de monitoramento.
A prefeita Mara Bertaiolli (PL) lembrou que a Segurança Pública é uma responsabilidade compartilhada entre Estado e Município, e que o trabalho integrado, juntamente com outros municípios do Alto Tietê, é a melhor estratégia para diminuir a criminalidade.
Qualquer cidadão pode acionar o COI pelo telefone 153, que funciona 24 horas por dia.