Passagem de frente fria pode provocar rajadas de sudoeste a sul entre a tarde de 18 e a noite de 19 de novembro
A Marinha do Brasil alertou que a passagem de uma frente fria poderá atingir a faixa litorânea entre Paranaguá (PR) e São João da Barra (RJ) com ventos de direção sudoeste a sul e intensidade de até 65 km/h (35 nós) entre a tarde desta terça-feira (18) e a noite de quarta-feira (19). O aviso cobre todo o litoral paulista, incluindo o Litoral Norte.
Segundo o comunicado, as condições adversas podem impactar embarcações de pesca, esporte e recreio, além de operações portuárias e travessias. A orientação é que navegantes consultem os avisos de mau tempo antes de sair ao mar, avaliem a necessidade de adiar deslocamentos e reforcem procedimentos de segurança, como checagem de equipamentos, combustível, estado de casco e comunicações.
As atualizações do tempo e do mar estão disponíveis nos canais oficiais do Serviço Meteorológico Marinho, inclusive nos aplicativos Previsão Ambiental Marinha (PAM) e Boletim ao Mar, para Android e iOS. As Capitanias e Delegacias da Marinha recomendam atenção redobrada a mudanças rápidas de vento, formação de ondas e redução de visibilidade durante a vigência do aviso.
Em caso de emergência, a orientação é acionar imediatamente o Salvamar através do 185 ou contatar a Capitania/Delegacia mais próxima pelo canal 16 do VHF. A população e colônias de pesca são incentivadas a divulgar o alerta e a adotar medidas preventivas para reduzir riscos a pessoas e embarcações.
