Ação cumpre 28 mandados e 3 prisões; duas embarcações foram sequestradas.
Na manhã desta quinta-feira (6/11), a Polícia Federal deflagrou as operações Mar Branco e Maiaù para desarticular uma organização criminosa ligada ao tráfico internacional de drogas por via marítima. As equipes cumpriram 28 mandados de busca e apreensão e 3 mandados de prisão preventiva na Bahia e em São Paulo, com apoio da PM-BA (BOPE e CIPE Polo) e do STelecom/SSP-BA.
A investigação começou em abril de 2024 e resultou na apreensão de cerca de duas toneladas de cocaína escondidas em um pesqueiro ancorado no subúrbio de Salvador. O inquérito apontou atuação internacional e divisão de tarefas que incluíam compra e adaptação de embarcações, ocultação da droga e envio ao exterior.
Os alvos seriam responsáveis pela logística e pelo financiamento de carregamentos destinados ao continente europeu. As medidas judiciais alcançam Salvador, Simões Filho e Camaçari (BA), além de São Paulo, Guarulhos, Santos, Guarujá, Caraguatatuba, São Sebastião e Sorocaba (SP) e Rio de Janeiro (RJ).
Durante as buscas, foram apreendidos documentos, contratos, anotações, celulares, chips e mídias, além do sequestro de duas embarcações supostamente usadas no transporte. O material será periciado para comprovar a movimentação financeira e patrimonial e para identificar a autoria dos crimes.
A PF não divulgou nomes. O inquérito segue em andamento.