Equipamentos entram em operação a partir de setembro e motoristas questionam limites considerados excessivamente baixos.
Motoristas que circulam pelas rodovias do Litoral Norte devem redobrar a atenção. O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-SP) instalou 89 novos radares em vias estaduais do Vale do Paraíba, Litoral Norte e região bragantina. A maioria dos equipamentos — 25 ao todo — foi colocada nas rodovias Rio-Santos (SP-055) e Doutor Manoel Hyppólito Rego, em trechos entre Ubatuba, Caraguatatuba e São Sebastião.
Os aparelhos ainda passam por calibração, mas começarão a aplicar multas a partir de setembro. A medida visa aumentar a segurança viária, segundo o DER. No entanto, parte da população questiona a eficácia e a lógica dos novos limites de velocidade.
Limites criticados.
Em Ubatuba, por exemplo, há radares com limite de apenas 40 km/h instalados em regiões onde há predominância de vegetação e pouco fluxo de pedestres. Usuários nas redes sociais ironizaram a medida. “É 40 por hora no meio do nada, com mato dos dois lados. Só pode ser a volta da indústria da multa”, disse um motorista. Outro lembrou que “2026 é ano eleitoral”, insinuando interesses financeiros e políticos por trás da ampliação da fiscalização.
O DER, por sua vez, justificou que o limite de 40 km/h é aplicado em áreas urbanas ou com presença de pedestres, ciclistas e fauna, ou ainda em trechos de alto risco por conta da geometria da pista.
Trechos com limite de 40 km/h em São Sebastião incluem:
Km 114,2 – Enseada
Km 119,9 – Cigarras/São Francisco
Km 136,4 – Guaecá
Km 137,1 – Guaecá
Km 147,7 – Santiago
Km 150,8 – Paúba
Km 154,2 – Maresias
Km 160,5 – Boiçucanga
Km 165,9 – Camburi
Km 177,2 – Juquehy
Km 178,1 – Juqu
Km 192 – Boraceia
Há também equipamentos com limites de 50 km/h e 60 km/h, distribuídos entre Juquehy, Maresias e Boraceia.
Radar em Ubatuba e Caraguatatuba.
Em Ubatuba, os novos pontos de fiscalização estão nos km 73,1, 79,8 e 80,8 da SP-055, além do km 89,1, já no território de Caraguatatuba. Outros equipamentos foram instalados na Oswaldo Cruz (SP-125), que liga Taubaté a Ubatuba, inclusive com trechos limitados a 40 km/h.
Tecnologia.
Os novos radares também têm capacidade de contagem de eixos e transmissão de dados em tempo real, segundo o DER. Eles não só fiscalizam a velocidade, como contribuem com dados estatísticos sobre o tráfego nas estradas estaduais.
Prevenção ou punição?
Enquanto a justificativa técnica é a segurança, o sentimento de parte dos condutores é de que as medidas se tornaram mais um obstáculo do que um auxílio à fluidez do tráfego. A instalação em massa e os limites baixos levantam dúvidas sobre o equilíbrio entre educação no trânsito e arrecadação.
A cobrança agora recai sobre a comunicação e sinalização eficazes. Sem isso, o risco é que motoristas desavisados sejam penalizados em trechos onde o limite não parece compatível com as condições da via.