No quadro desta semana, o cientista político Jairo Pimentel comenta os resultados da nova pesquisa Genial/Quaest, realizada entre os dias 29 de maio e 1º de junho de 2025, com 2.004 entrevistas presenciais em todo o Brasil. A margem de erro é de dois pontos percentuais e o nível de confiança da pesquisa é de 95%.
Segundo os dados, 54% dos entrevistados dizem aprovar o governo do presidente Lula, enquanto 41% desaprovam. A avaliação positiva do governo caiu em relação aos primeiros meses do mandato, e a percepção sobre a economia tem peso central nesse movimento.
O levantamento aponta que 56% dos brasileiros acreditam que a economia piorou nos últimos 12 meses, enquanto apenas 16% dizem que melhorou. Esse dado é acompanhado por uma leitura crítica sobre os principais problemas: aumento de preços, má gestão de recursos públicos, impostos altos e o recente escândalo envolvendo o INSS estão entre os temas mais mencionados como “notícias negativas”.
Outro dado relevante é que 50% afirmam ter visto mais notícias negativas do que positivas sobre o governo. Apesar disso, a avaliação regular e o índice de aprovação ainda sustentam maioria em certos segmentos, especialmente entre famílias com renda entre 2 e 5 salários mínimos, faixa em que Lula mantém 69% de aprovação.
O cientista político também comenta o impacto da cobertura da mídia, o desgaste de casos como o do INSS e os desafios do governo federal para reconquistar parte da opinião pública que começa a se mostrar mais cética.
Acesse o site da Guardiã da Notícia para assistir o comentário completo de Jairo Pimentel.