Prefeito no 4º mandato diz que buscará representar RMVale-LN e Litoral Norte em Brasília.
O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci (PL), confirmou nesta terça-feira (11/11) sua pré-candidatura a deputado federal. Chefe do Executivo em seu 4º mandato, ele também preside o Conselho de Desenvolvimento da RMVale-LN e a Associação Brasileira de Municípios com Terminais de Petróleo e Gás (Abramt). Colucci afirmou que pretende “ampliar a atuação” e levar demandas regionais a Brasília.
Segundo o prefeito, o movimento atendeu a pedidos de lideranças políticas, empresariais e comunitárias do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte. Em Ilhabela, suas gestões (2009–2012, 2013–2016, 2020–2024 e 2025–) tiveram como vitrine investimentos em educação, saúde, infraestrutura, políticas de sustentabilidade e incentivo ao turismo. Entre as obras em curso, citou a ampliação do Hospital Mário Covas.
Na RMVale-LN, Colucci lidera articulações em transporte, habitação, saneamento, desenvolvimento econômico e segurança pública. Entre as iniciativas, destacou o Programa Muralha Paulista, que prevê a instalação de 350 câmeras de monitoramento em cidades da região. Na Abramt, atua na defesa dos royalties e no fortalecimento institucional dos municípios produtores.
Colucci também preside o Consórcio Intermunicipal Circuito Litoral Norte de SP, que reúne cinco municípios para integrar ações de turismo e promover desenvolvimento regional. Ele afirmou que a pré-candidatura busca “dar voz” às demandas locais, com foco em recursos, investimentos e políticas públicas.
Caso seja eleito deputado federal em 2026, a Prefeitura de Ilhabela será assumida pelo vice-prefeito João Pedro Colucci. A sucessão está prevista nas regras de substituição do Executivo municipal. A Câmara será comunicada dos trâmites no período eleitoral, conforme o calendário oficial.
A confirmação da pré-candidatura ocorre em meio à organização dos partidos para 2026. Colucci disse que seguirá no cargo enquanto cumprir o calendário legal e que detalhará prioridades de mandato em plataforma a ser divulgada no período adequado. A agenda regional inclui encontros com prefeitos, entidades e setores produtivos.