Evento celebra 52 anos com programação cultural, desfile de veleiros e presença do Cisne Branco
A 52ª edição da Semana Internacional de Vela de Ilhabela começa neste domingo, 20, com as regatas da Classe Oceanos e uma programação especial organizada pela Prefeitura e o Yacht Club de Ilhabela. O evento náutico mais tradicional da América Latina contará com a aguardada apresentação da Esquadrilha da Fumaça logo após o desfile dos veleiros.
A cerimônia de abertura será neste sábado, 19, às 19h, no Race Village, com a presença do prefeito Toninho Colucci e autoridades. A noite será encerrada com apresentação da Orquestra Popular de Ilhabela.
No domingo, às 10h30, os veleiros farão um desfile em frente ao Píer da Vila. Em seguida, às 11h20, a Esquadrilha da Fumaça toma os céus da cidade. A primeira regata, “Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil, Toque Toque e Renato Frankenthal”, terá largada às 12h20.
Outro destaque é a presença confirmada do Navio-Veleiro Cisne Branco, da Marinha do Brasil, que completa 25 anos em 2025 e participa como “embaixada flutuante” brasileira.
A programação do Race Village segue até 26 de julho com atrações culturais, atividades infantis, exposições e shows ao pôr do sol. O Cine Villa Bella & Clube também terá sessões especiais no Centro Cultural da Vila, entre os dias 18 e 27.
Além do esporte, a Semana de Vela é um motor da economia local. Em 2024, atraiu 23 mil visitantes e movimentou mais de R$ 45 milhões, segundo o Centro de Inteligência da Economia do Turismo.
“O evento reforça nossa vocação náutica e movimenta toda a cidade. Estamos preparando uma edição ainda mais especial, unindo tradição, entretenimento e oportunidades para todos”, afirmou o prefeito Toninho Colucci.