Iniciativa da Vigilância à Saúde é reconhecida entre as 15 melhores do Brasil no Fórum CCNT 2025.
Na última sexta-feira (9), Guarulhos teve um de seus projetos reconhecidos nacionalmente durante o 16º Encontro do Fórum Intersetorial de Condições Crônicas Não Transmissíveis (CCNT). A iniciativa “Papel dos ACS no enfrentamento das DCNT”, desenvolvida pela Vigilância à Saúde e Epidemiológica do município, foi selecionada entre as 15 melhores do Brasil, em um universo de 56 propostas.
O fórum busca fortalecer parcerias entre setores públicos, privados e do terceiro setor, com foco no combate às doenças crônicas e no cumprimento das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
Durante o evento, especialistas de instituições como o Ministério da Saúde, Conasems e sociedades médicas debateram temas como obesidade, mudanças climáticas, determinantes sociais das doenças crônicas e a COP30, que acontecerá no Brasil.
Implantado em 2024, o projeto de Guarulhos aposta na capacitação de mais de 500 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) em temas como diabetes, obesidade, asma e cânceres. O objetivo é ampliar o conhecimento desses profissionais para que atuem de forma mais efetiva na prevenção e no cuidado com a saúde da população.
Eu sou Kátia Gomes, repórter para a Rádio A Guardiã da Notícia no Rádio AM 560, em breve FM 82.3 e em Multiplataformas na Internet. Acesse: aguardiadanoticia.com