Guarulhos registra possível caso de gripe aviária em ave silvestre; autoridades acompanham investigação.
A cidade de Guarulhos é a primeira do estado de São Paulo a registrar um caso suspeito de gripe aviária, que está em investigação. A ave afetada é uma garça-branca-grande, uma espécie silvestre, conforme dados da plataforma SRN (Síndrome Respiratória e Nervosa das Aves), gerida pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
No Brasil, outras oito suspeitas da doença também estão sendo analisadas, incluindo dois casos em Belo Horizonte (MG), além de ocorrências em Anta Gorda (RS), Armação dos Búzios (RJ), Igarapé (MG), Brasília (DF) e Paraíso das Águas (MS).
Ainda não há informações sobre o local exato onde a garça foi encontrada em Guarulhos, nem sobre risco de contágio para outras aves da região.
Entre os casos sob investigação, apenas um envolve uma planta comercial em Anta Gorda (RS). Três suspeitas estão em aves de subsistência nos municípios de Igarapé (MG), Amambaí (MS) e Paraíso das Águas (MS). Os demais dizem respeito a aves silvestres.
As análises fazem parte do monitoramento do sistema nacional de defesa agropecuária, pois a gripe aviária, especialmente a variante H5N1, é uma doença de notificação obrigatória imediata às autoridades sanitárias.
Desde maio de 2023, quando foi registrado o primeiro caso em ave silvestre no país, o Brasil já realizou mais de 2.500 exames para suspeitas da doença. Produtores, técnicos e responsáveis pela criação de aves devem comunicar qualquer suspeita ao Serviço Veterinário Oficial.
Em contato com a Prefeitura de Guarulhos, foi informado que as apurações continuam e que novas informações serão divulgadas assim que estiverem disponíveis.