Ação do centro de zoonoses mobiliza bloqueios, vistorias e resposta à população para conter avanço da doença, que já tem quase 5 mil casos na cidade.
Entre os dias 7 e 13 de junho, a cidade de Guarulhos intensificou o combate à dengue com ações em 46 bairros. A força-tarefa, coordenada pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), mobilizou agentes de endemias em bloqueios com remoção de criadouros, inspeções em pontos estratégicos e atendimento direto a denúncias da população.
A mobilização ocorre diante de um cenário preocupante: já são 4.781 casos confirmados e dois óbitos provocados pela doença neste ano. Ações aconteceram em bairros como Vila Galvão, Bonsucesso, Cumbica, Vila Barros, Centro e Pimentas, entre outros.
As inspeções foram realizadas em locais com maior risco de proliferação do mosquito Aedes aegypti, como borracharias, ferros-velhos e imóveis abandonados. Denúncias da população também direcionaram parte da atuação das equipes, que seguem trabalhando mesmo aos sábados.
A Prefeitura reforça que qualquer cidadão pode denunciar locais com possíveis criadouros pelo e-mail ouvidoria@guarulhos.sp.gov.br ou no site Fácil Digital, informando o endereço e, se possível, com foto.