Em entrevista exclusiva à A Guardiã da Notícia, o vereador Geraldo Celestino, líder do governo do prefeito Lucas Sanches na Câmara Municipal de Guarulhos, fez um balanço do início dos trabalhos legislativos em 2026 e comentou o cenário político da cidade após o recesso parlamentar.
Segundo o parlamentar, as duas primeiras sessões do ano marcaram a retomada das atividades em uma das maiores cidades do país, com cerca de 1,4 milhão de habitantes. Celestino destacou o alinhamento entre Executivo e Legislativo e avaliou de forma positiva o primeiro ano da atual gestão, apontando avanços em áreas como infraestrutura, saúde e reorganização administrativa.
Durante a entrevista, o vereador ressaltou que Guarulhos possui um perfil econômico semelhante ao de Campinas, mas historicamente operava com um orçamento menor. Esse cenário, segundo ele, motivou a aprovação da reforma administrativa em 2025 e a adoção de medidas voltadas ao aumento da arrecadação, com foco no combate à sonegação. Nesse processo, a Câmara Municipal teve papel central ao aprovar projetos considerados estratégicos para o equilíbrio fiscal do município.
Atualmente, a base governista conta com 23 dos 34 vereadores. Para Celestino, apesar do início de um ano eleitoral, ainda é cedo para medir impactos políticos, e o foco do Legislativo segue sendo o acompanhamento das ações do governo municipal e a entrega de resultados à população.
A entrevista é ponto de partida para uma análise mais ampla do cenário político de Guarulhos, feita pela jornalista Gabrielle Tricanico, no Download da Notícia – 2ª Edição, com leitura estratégica sobre forças políticas, governabilidade e os próximos movimentos no tabuleiro municipal.
