No programa Contabilidade Fácil desta terça-feira (05), o especialista Ricardo Abílio alertou para a importância da preparação diante da chegada da Reforma Tributária, que começará a valer em janeiro de 2026. Ele destacou que, embora as mudanças ainda não impactem diretamente no bolso dos brasileiros neste primeiro momento, a reforma já está em fase de transição e exigirá atenção de cidadãos, empresários e profissionais da contabilidade.
A partir do próximo ano, os novos tributos CBS (federal) e IBS (estadual e municipal) passarão a constar nas notas fiscais apenas como informação, sem cobrança. A fase de testes servirá para que empresas se adaptem às novas regras, antes da cobrança plena, prevista para acontecer de forma gradual até 2032.
Ricardo reforçou que a reforma vai simplificar o sistema atual, unificando impostos e criando um modelo mais transparente, mas que todos os setores da sociedade serão impactados — direta ou indiretamente. Por isso, segundo ele, é essencial que cada um comece a se informar e se preparar.