Novo edital prevê instalação de 350 equipamentos no Vale do Paraíba e Litoral Norte ainda em 2025
O vice-governador de São Paulo, Felício Ramuth (PSD), anunciou nesta terça-feira (2) que será publicado na sexta-feira o novo edital para a instalação de 350 câmeras da Muralha Paulista, sistema de videomonitoramento integrado para reforço da segurança pública no Vale do Paraíba e Litoral Norte.
Segundo Felício, o modelo anterior, lançado em maio, foi suspenso para inclusão de mais funcionalidades, como reconhecimento facial e leitura automática de placas. A previsão é de que as câmeras estejam em operação até o fim deste ano.
No edital anterior, que serve de referência, estavam previstas 28 câmeras para Ubatuba, 8 para Caraguatatuba, 23 para São Sebastião e 5 para Ilhabela.
O programa, já em funcionamento em cidades como Indaiatuba, São Paulo, São Carlos e Praia Grande, integra câmeras públicas e privadas em uma única base de dados. A proposta é gerar informações em tempo real, prever padrões de criminalidade e direcionar recursos de forma estratégica.
De acordo com o governo estadual, as empresas terão 30 dias para apresentar propostas após a publicação do novo edital. O investimento estimado é de R\$ 19 milhões para 30 meses de contrato.
