AS TARIFAS ENTRARAM EM VIGOR NA TERÇA-FEIRA (23) E VARIARÃO ENTRE 21,9% E 42,7%
Após um período de menor tensão em torno do tarifaço imposto pelos Estados Unidos, a China voltou a gerar preocupações sobre um possível agravamento da guerra comercial global. Nesta segunda-feira (22/12), o governo chinês anunciou a aplicação de tarifas temporárias sobre determinados produtos lácteos importados da União Europeia.
Segundo o Ministério do Comércio da China, as tarifas variarão entre 21,9% e 42,7% e entram em vigor nesta terça-feira (23/12). A medida atinge produtos como queijos frescos e processados, queijo azul, além de alguns tipos de leite e creme.
Pequim informou que a decisão está ligada a uma investigação aberta em agosto do ano passado sobre subsídios concedidos pela UE a esses produtos, a pedido da Associação Chinesa de Laticínios. O processo, que deve ser concluído em fevereiro de 2026, aponta preliminarmente que os subsídios teriam causado “danos substanciais” à indústria chinesa do setor.
O anúncio ocorre poucos dias após a China implementar tarifas sobre a carne suína importada da União Europeia, válidas por cinco anos, com taxas entre 4,9% e 19,8%, em vigor desde o dia 17.
As medidas fazem parte da política antidumping, utilizada para proteger a indústria nacional contra a importação de produtos vendidos a preços artificialmente baixos no mercado internacional.
