Jovem de 26 anos foi detido em Santos após investigação da Delegacia de Defesa da Mulher de Caraguatatuba
A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Caraguatatuba, prendeu na quarta-feira (8), em Santos, um jovem de 26 anos suspeito de aplicar o chamado “golpe do amor”, no qual mulheres são vítimas de estelionato em relacionamentos afetivos.
O suspeito foi identificado como Matheus Rodelo Monteiro Machado, natural de Fernandópolis (SP). Ele foi denunciado pelo Ministério Público após uma ex-namorada relatar um prejuízo superior a R$ 100 mil.
Segundo as investigações, Matheus se apresentava como estudante de medicina, esportista e filho de uma família influente do interior paulista para conquistar as vítimas. No momento da prisão, ele estava com 11 cartões de crédito e dois celulares.
De acordo com o inquérito, o suspeito teria mantido relacionamentos simultâneos em diferentes estados, sempre com o mesmo padrão de comportamento. Após conquistar a confiança das mulheres, ele aplicava golpes financeiros, como transferências indevidas, uso de cartões de crédito e falsas promessas de investimento.
As supostas vítimas, segundo a DDM, apresentam perfis semelhantes: mulheres entre 23 e 32 anos, estudantes de medicina ou profissionais bem-sucedidas. O serviço de inteligência da Polícia Civil também encontrou indícios de que o suspeito já tentava se aproximar de novas vítimas na Baixada Santista.
A Polícia Civil orienta que possíveis vítimas procurem a DDM de Caraguatatuba ou a Delegacia da Mulher de suas cidades para registrar boletim de ocorrência.
O caso é enquadrado como estelionato sentimental, uma forma de violência patrimonial e psicológica prevista na Lei Maria da Penha.