Ação do GEPAAR ocorreu durante a Operação Verão/Impacto – “Carnaval Vermelho” após denúncia de intervenção irregular às margens de curso d’água.
A equipe do GEPAAR (Grupo Especial de Policiamento Ambiental em Área de Risco), da Polícia Militar Ambiental, atendeu uma denúncia de intervenção irregular em Área de Preservação Permanente (APP) no bairro Tabatinga, em Caraguatatuba, no Litoral Norte de São Paulo, durante a Operação Verão/Impacto – “Carnaval Vermelho”.
No local, os policiais constataram a deposição irregular de entulho às margens de um curso d’água, com o uso de caminhão basculante, atingindo área inserida em faixa de preservação obrigatória. O responsável foi identificado no momento da ação e, segundo a corporação, não apresentou autorização ambiental para a atividade.
Diante da constatação, a PM Ambiental lavrou Auto de Infração Ambiental, realizou o embargo da área e efetuou a apreensão administrativa do caminhão utilizado na prática. O responsável também foi conduzido à Delegacia de Polícia para as medidas cabíveis.
A Polícia Militar Ambiental informou que ações de degradação em áreas protegidas podem gerar responsabilização administrativa e penal e reforçou a importância das denúncias da população. O canal indicado é o 190 (Copom Ambiental).