A Câmara de Suzano aprovou na noite desta quarta-feira (22/10) o Projeto de Lei que institui no calendário oficial do município o Dia Municipal de Conscientização e Orientação sobre o Lúpus, a ser comemorado anualmente em 10 de maio. A proposta é de autoria do vereador Marcos Antonio dos Santos (PRD), o Maizena.
O lúpus é uma doença autoimune crônica e inflamatória, caracterizada por surtos que podem comprometer vários órgãos e sistemas do corpo humano, como articulações, rins, pulmões e sistema nervoso.
De acordo com o parlamentar na justificativa do projeto, estudos indicam que o diagnóstico precoce e o acompanhamento médico especializado são fundamentais para o controle da doença e a melhoria da qualidade de vida dos pacientes.
“Entretanto, o lúpus ainda é uma enfermidade pouco conhecida pela população em geral e até mesmo por parte dos profissionais de saúde, o que pode retardar o diagnóstico e dificultar o acesso ao tratamento adequado”, alerta Maizena.
Com o projeto de lei, o vereador busca mobilizar o poder público, instituições de saúde e a sociedade civil para ações concretas de educação e apoio aos pacientes.