O projeto de lei que institui o Programa Farmácia Veterinária Solidária em Suzano foi aprovado pela Câmara de Vereadores de Suzano. O Programa vai permitir o recebimento de doações de produtos de uso veterinário para que possam distribuídos a famílias de baixa renda. A iniciativa é do vereador Jaime Siunte (Avante), que falou com exclusividade sobre a medida com a equipe da Guardiã da Notícia.
O programa prevê a coleta, reaproveitamento, seleção, armazenamento, distribuição gratuita, destinação correta e descarte adequado de medicação de uso veterinário, por organizações da sociedade civil que aderirem voluntariamente ao programa. “Animais, quando doentes, necessitam do cuidado de seus proprietários e auxílio de um médico veterinário. Em alguns casos os tratamentos não são feitos devido a inviabilidade financeira do tutor em custear os medicamentos”, explicou Siunte.
Para que o Programa Farmácia Veterinária Solidária tenha início, é preciso esperar a regulamentação por parte do Poder Executivo. O vereador explicou que o Programa deve funcionar no futuro Centro de Bem/Estar Animal, que está sendo implantando no Parque Municipal Max Feffer.
A ideia deste Programa segue os moldes de outra iniciativa do vereador, a Farmácia Solidária, que já funciona em Suzano em parceria com uma universidade da cidade.
