A Câmara de Mogi das Cruzes realizou na manhã desta segunda-feira (13/10), a solenidade de diplomação dos vereadores do Parlamento Estudantil 2025.
Este programa educativo oferece aos alunos de escolas públicas e privadas do município a oportunidade de transformar boas ideias em projetos de lei, buscando soluções para problemas cotidianos nas áreas de saúde, educação, meio ambiente, segurança e emprego.
A vereadora Malu Fernandes, presidente da Comissão Permanente de Educação da Casa de Leis mogiana, conduziu a solenidade de diplomação. Nós conversamos com alguns dos novos vereadores estudantis: a Yasmim de Souza apresentou um projeto que torna obrigatória a presença de intérprete de Libras em eventos públicos municipais; Já o Thales Fujita apresentou um projeto que institui a Olimpíada Municipal de Oratória e Debate.
Ao todo, foram escolhidos 23 alunos do Ensino Fundamental II e 23 do Ensino Médio, que terão a oportunidade de atuar como vereadores estudantis por um dia. A Câmara estava cheia de professores e familiares dos estudantes, que não esconderam o orgulho neste momento.
Nesta terça-feira (14) e quarta-feira (15), os participantes poderão acompanhar como convidados especiais as sessões ordinárias dos vereadores adultos, a partir das 15 horas. Na próxima quinta-feira (16), serão realizadas a eleição da mesa diretiva e a sessão ordinária dos 23 vereadores jovens do Ensino Médio. O mesmo acontecerá na sexta-feira (17) com os 23 vereadores do Ensino Fundamental II.