Propostas do prefeito Lucas Sanches sobre conselhos ambientais são vistas como retrocesso por parlamentares da Rede e do PT.
Durante a sessão desta segunda-feira (30), dois projetos encaminhados pelo prefeito Lucas Sanches à Câmara de Guarulhos geraram críticas de vereadoras da oposição. As propostas tratam de mudanças em legislações ambientais, incluindo a revogação da lei que institui os Conselhos Gestores dos Parques Municipais e a alteração na composição do COMDEMA (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente).
A vereadora Janete Pietá (Rede) afirmou que as medidas representam um retrocesso na participação popular nas decisões ambientais da cidade. Ela destacou a importância dos conselhos como espaços de controle social e fiscalização das políticas públicas ambientais.
Já a vereadora Fernanda Curti (PT) foi ainda mais enfática ao se posicionar contra o Projeto de Lei nº 224/2025, que extingue os Conselhos Gestores dos Parques. Para ela, a proposta “não tem interesse social, apenas favorece os empresários da cidade”, ao retirar a presença da sociedade civil da gestão dos parques e da discussão sobre o uso desses espaços públicos.
A bancada do PT votou contra o projeto.
Os debates indicam o início de um embate mais amplo entre Executivo e setores da Câmara em torno da política ambiental e da participação popular nas decisões públicas.
Os projetos foram aprovados para segunda votação.