O quadro Salão do Poder desta edição do Download da Notícia – 2ª Edição fez um raio-X dos bastidores mais sensíveis de Brasília.
No Caso Master, a Polícia Federal contabilizou R$ 429 mil arremessados pela janela durante operação em Santa Catarina. O episódio integra investigações sobre possíveis irregularidades no sistema financeiro e levanta questionamentos sobre fiscalização e favorecimentos.
Outro ponto que movimenta o cenário político envolve denúncias por importunação sexual contra um ministro, reveladas pela CNN Brasil, agora sob análise das autoridades competentes.
No campo econômico, o Ministério da Agricultura vê risco de colapso no setor de carne bovina e defende medidas de controle nas exportações para a China, diante da preocupação com o abastecimento interno e possível alta de preços.
O Senado discute mudanças no sistema financeiro após o Caso Master, enquanto um ministro do TCU retirou o acesso do Banco Central a um processo, decisão que repercutiu nos bastidores políticos e econômicos.
A pauta também incluiu as chamadas “mansões do lobby” em Brasília, o debate sobre o fim da escala 6×1 — que pode ir à votação em maio, segundo o presidente da Câmara —, o retorno da discussão sobre supersalários no serviço público e a cobrança por mais rigor no Código de Ética do STF.
A análise completa de Vinicius Pixuleco está disponível no portal.
Assista ao quadro Salão do Poder, exibido no Download da Notícia – 2ª Edição, com Gabrielle Tricanico e Gil Latoreira
