A Defesa Civil de Itaquaquecetuba passou a integrar oficialmente a Secretaria de Governo e Tecnologia. A mudança acontece após a reforma administrativa promovida pela prefeitura, que redefiniu o escopo da administração municipal com o objetivo de tornar a gestão mais integrada e alinhada às demandas atuais da cidade.
Na prática, a alteração coloca a Defesa Civil, que passa a ser Subsecretaria de Defesa Civil, ainda mais próxima do centro das decisões da administração. A medida leva em conta a importância do órgão nas pautas diárias do município, especialmente diante dos impactos da mudança climática, da necessidade de prevenção de riscos e da construção de soluções inteligentes voltadas à resiliência climática.
“Nos últimos anos, a Defesa Civil vem se destacando pelos avanços diários. Em uma cidade como Itaquá, que tem dimensões de uma grande cidade, esse desafio fica ainda maior e mesmo assim nossos agentes fazem um trabalho de excelência”, disse o secretário de Governo, Marcello Barbosa.
No último ano, a cidade conquistou, pelo terceiro ano consecutivo, o certificado do Programa Município Resiliente, com 72,5 pontos. O reconhecimento está alinhado às diretrizes da Política Estadual de Mudanças Climáticas (PEMC). Além disso, Itaquá avançou no fortalecimento da sua estrutura de prevenção e resposta a emergências ao conquistar a categoria B no Indicador de Capacidade Municipal (ICM) em Defesa Civil.
