Animal idoso ficou preso em fenda entre pedras e teria sobrevivido em bolsão de ar; “Pretinha” foi resgatada após mais de 3 horas na água e levada ao veterinário.
O Corpo de Bombeiros da Base de Boiçucanga foi acionado por volta das 10h30 desta quinta-feira, 15, para o resgate de uma cachorra que estava presa na Cachoeira dos Poções, em Barra do Una, na Costa Sul de São Sebastião.
No local, os bombeiros encontraram a cadela idosa conhecida como “Pretinha”, adotada por Rosana de Moraes Garnie, moradora da região. Segundo informações apuradas, o animal teria sido arrastado pela forte correnteza e possivelmente estava abrigado em um bolsão de ar entre as pedras — situação percebida por Mario Gáloia, amigo da tutora.
Havia apenas uma pequena fenda, de cerca de 30 centímetros, entre as rochas, com uma coluna d’água estimada em meio metro até o ponto onde o bolsão poderia existir. A avaliação indicou possibilidade real de o animal estar vivo no interior do espaço.
Para reduzir o fluxo da água e permitir a tentativa de retirada, os bombeiros montaram uma barreira de contenção humana e, com auxílio de um cambão, conseguiram laçar a cadela “às cegas”. Após várias tentativas e esforço para vencer a correnteza, Pretinha foi puxada para um local seguro.
A cachorra foi acolhida, seca e envolvida em manta aluminizada para aquecimento, já que teria permanecido mais de três horas em água fria. Em seguida, foi entregue à tutora, que a levou a um veterinário para atendimento e recuperação.
