Procedimento minimamente invasivo trata arritmias complexas com alta precisão; paciente de 71 anos, de Caçapava, recebeu alta e passa bem.
O Hospital Regional do Litoral Norte – Francine Maia França (HRLN), unidade do Governo do Estado gerida pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG), realizou recentemente um procedimento inédito na região: a Ablação de Circuito 3D, técnica avançada indicada para o tratamento de arritmias cardíacas complexas. O paciente atendido, um homem de 71 anos, morador de Caçapava, já recebeu alta e passa bem.
A ablação com mapeamento tridimensional é um procedimento minimamente invasivo que utiliza tecnologia para criar uma representação em 3D do coração e, assim, identificar com maior precisão os circuitos elétricos e áreas de cicatrizes que provocam as arritmias. Com isso, o especialista consegue tratar o foco do problema de forma mais direcionada, aumentando a segurança e a efetividade do tratamento.
A técnica é indicada principalmente em casos de arritmias persistentes, de difícil controle ou consideradas complexas, sobretudo quando os medicamentos não apresentam resposta adequada ou geram efeitos colaterais relevantes.
Responsável pelo procedimento, o cardiologista e eletrofisiologista Dr. Marcos Garcia destacou o ganho clínico trazido pela tecnologia. “A ablação com mapeamento em 3D nos permite visualizar o coração em tempo real, com extrema precisão. Isso torna o procedimento mais seguro, eficaz e personalizado, trazendo melhores resultados e mais qualidade de vida ao paciente”, afirmou.
O HRLN informou que a intervenção contou com equipe multiprofissional e estrutura voltada à segurança do paciente. Para o diretor técnico do hospital, Dr. Daniel Drumond, a realização do procedimento amplia o acesso a tratamentos modernos no Litoral Norte. “Disponibilizar a Ablação de Circuito 3D no HRLN significa ampliar o acesso a um tratamento moderno, seguro e humanizado”, disse.
Com a novidade, o Hospital Regional do Litoral Norte reforça o papel como referência em atendimento cardiológico, com foco em inovação, segurança e cuidado ao paciente.