COMPARTILHE COM:
Search

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Início » Política » DEPUTADO ITALIANO ALERTA PARA RISCOS À CIDADANIA POR DIREITO DE SANGUE
Anuncie Conosco

DEPUTADO ITALIANO ALERTA PARA RISCOS À CIDADANIA POR DIREITO DE SANGUE

O deputado eleito pela itália na circunscrição sul-americana, luís roberto lorenzato, do partido lega (liga norte), defende a manutenção da cidadania italiana por direito de sangue e alerta para os impactos das novas restrições aprovadas pelo governo italiano.


A mudança na lei, promovida pela gestão da primeira-ministra giorgia meloni, limita o reconhecimento da cidadania a duas gerações nascidas fora da itália. a medida foi justificada pelo governo como uma forma de combater fraudes e abusos, especialmente em processos envolvendo a simulação de residência no país.

Lorenzato destaca que a nova regra preocupa milhões de descendentes no brasil, país que abriga a maior comunidade italiana fora da itália. segundo ele, a cidadania não pode ser tratada apenas como um benefício administrativo, mas como um direito histórico e cultural transmitido entre gerações.


O deputado afirma que sua atuação no parlamento italiano tem como foco a proteção de bisnetos e trinetos de italianos, que podem ser diretamente excluídos pelas novas regras. a legitimidade da lei será analisada pela corte constitucional da itália em março de 2026.

Anuncie Conosco