O Governo do Estado de São Paulo reúne, nesta sexta-feira (26/12), às 11h, no Palácio dos Bandeirantes, prefeitos e representantes do Sistema Estadual de Defesa Civil para alinhar estratégias de atuação preventiva diante da previsão de chuvas no litoral paulista durante a semana do Ano Novo.
O encontro integra a SP Sempre Alerta – Operação Chuvas 2025/2026 e tem como foco reforçar ações conjuntas de monitoramento, prontidão e resposta, incluindo discussão da previsão do tempo, possíveis situações de anormalidade, logística humanitária e organização de serviços emergenciais. Participam o governador Tarcísio de Freitas e prefeitos de 14 municípios — nove da Baixada Santista, quatro do Litoral Norte e a capital.
Também estarão presentes órgãos e concessionárias envolvidos na operação, como Corpo de Bombeiros, DER, Ecovias e Tamoios, além de empresas de energia, Sabesp e agências reguladoras e de transporte.
No reforço de verão, a Defesa Civil destaca investimento de R$ 1,3 milhão e 5,4 mil agentes em prontidão dentro da Operação Verão Integrada, além de capacitação de equipes e entrega de kits de equipamentos. Exercícios simulados com moradores em áreas de risco já foram realizados em cidades como Santos, Ilhabela, São Sebastião, Guarujá e Cubatão.
A operação estadual prevê ainda o Painel de Inteligência SP Sempre Alerta, que integra dados meteorológicos e, segundo o governo, reduziu em cerca de 80% o tempo para tomada de decisão na emissão de alertas.
No total, a SP Sempre Alerta – Operação Chuvas reúne R$ 69,5 milhões em investimentos e modernização, com a ampliação do Plano de Contingência para eventos extremos para todo o território paulista.
