IGP da Fundass moderniza reserva técnica no Museu do Bairro São Francisco e amplia segurança do acervo.
A Fundação “Deodato Sant’Anna” mantém, no Museu do Bairro São Francisco, a Instituição de Guarda e Pesquisa (IGP), responsável por preservar acervos de 40 sítios arqueológicos de São Sebastião e materiais de outras cidades, sob autorização do Iphan. A reserva técnica reúne 472 caixas com peças dos períodos pré-colonial e colonial, como cerâmicas, metais, vidros e porcelanas, incluindo achados de obras como Contorno Sul e Nova Tamoios.
A IGP passou por reorganização para atender à Portaria Iphan nº 271/2025. Houve troca e padronização de caixas, reordenação de prateleiras, higienização, separação por sítio e implantação de novo padrão de identificação arquivística, com códigos institucionais e endereçamento preciso. O objetivo é facilitar a consulta de pesquisadores e reforçar a segurança do acervo.
Além da sala de guarda, o espaço tem laboratório para estudos técnicos e acadêmicos e sala de reuniões para gestão e articulação. Segundo a Fundass, o trabalho garante a salvaguarda de vestígios que ajudam a compreender a ocupação humana no litoral desde antes de 1502, quando a cidade foi batizada, e sustenta ações de educação patrimonial para as próximas gerações.
